Melhores Práticas para Armazenar e Manusear Tambores de Óleo

Quais são as melhores práticas para armazenar e manusear tambores de óleo?”

Os tambores de óleo devem ser armazenados em locais afastados de possíveis contaminações. Isso inclui poeira, umidade do vapor de processo e áreas de lavagem. Não guarde os tambores de óleo no chão da fábrica ou na oficina, pois contaminantes como partículas de metal ou solda e poeira de produção podem facilmente entrar nos tambores.

Variações de temperatura nas áreas de armazenamento farão com que os tambores de óleo “respirem”. Durante o calor do dia, o ar e o líquido se expandirão, enquanto que à noite, quando as coisas esfriarem, eles se contraem. Essa contração vai puxar partículas microscópicas de poeira e umidade para o tambor. Qualquer um desses tipos de contaminação pode diminuir drasticamente o desempenho do seu lubrificante e, por sua vez, afetará a vida útil do seu maquinário.

Os batoques do tambor devem ser mantidos selados e apertados em todos os momentos. O uso de dessecante de alta qualidade ou respiradores de partículas ajudará a impedir a entrada de umidade e sujeira. O gel dessecante retira a umidade do ar à medida que o tambor “respira”. A maioria desses tipos de respiração também tem um respiro de partículas, o que os torna ainda mais eficazes. No entanto, se houver pouca ou nenhuma umidade no ar, um bom respiro de partículas poderá ser tudo o que for necessário.

Se os tambores de óleo não puderem ser armazenados conforme descrito acima, certifique-se de usar pelo menos as tampas do tambor ou armazenar os tambores horizontalmente com os tampões nas posições de 3 e 9 horas. Isso ajudará a evitar que contaminantes entrem nos tambores se estiverem mais da metade cheios, pois o óleo cobrirá os batoques.

Idealmente, os tambores devem ser armazenados em racks de armazenamento apropriados usando o método FIFO (first-in / first-out) para manter uma boa rotação de estoque. Isso é muito importante porque qualquer lubrificante que esteja na parte de trás da área de armazenamento por cinco anos tem uma boa chance de ter aditivos estratificados, o que significa que os aditivos caíram da suspensão dentro do óleo.

Tal como acontece com todo o armazenamento de lubrificante, os tambores de óleo devem ser armazenados em um ambiente limpo, fresco e seco. Além disso, tente manter uma temperatura consistente. A melhor prática seria ter uma sala com ar condicionado a uma temperatura constante de 70 graus F, já que temperaturas extremas podem afetar a vida e a eficácia de seus lubrificantes. Se você seguir essas práticas de armazenamento e manuseio, estará no caminho certo para a excelência em lubrificação.

Fonte:Noria Corporation